O Poder Da Aprendizagem - Klas Mellander

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"O Poder da Aprendizagem" (título original: The Power of Learning) é um livro escrito por Klas Mellander, especialista sueco em aprendizagem organizacional e desenvolvimento humano. A obra é voltada especialmente para profissionais da educação corporativa, treinadores, consultores e líderes que desejam transformar a maneira como as pessoas aprendem dentro das organizações.

Principais ideias do livro:

  1. Aprendizagem significativa:
    Mellander defende que a verdadeira aprendizagem não ocorre quando alguém simplesmente absorve informações, mas quando a pessoa transforma essas informações em conhecimento aplicável à sua realidade. Ou seja, a aprendizagem é eficaz quando provoca mudança de comportamento.

  2. O papel ativo do aprendiz:
    O autor critica métodos tradicionais baseados na exposição passiva (como palestras longas e unilaterais) e enfatiza que as pessoas aprendem melhor quando participam ativamente do processo, questionam, experimentam e refletem sobre o que vivenciam.

  3. Aprender fazendo:
    Mellander propõe o uso de atividades práticas, como simulações, jogos, dinâmicas e discussões, como ferramentas centrais no processo de aprendizagem, pois elas promovem engajamento emocional e cognitivo.

  4. Contexto e relevância:
    Ele destaca que o aprendizado só se torna duradouro quando está conectado à realidade e aos desafios do aprendiz. Por isso, o conteúdo precisa ter significado prático imediato.

  5. Responsabilidade compartilhada:
    Para Mellander, treinadores e líderes devem criar ambientes de aprendizagem, mas os próprios participantes são responsáveis pelo aprendizado. Não basta “ensinar”; é preciso facilitar o processo.

Importância e influência:

O livro é considerado um marco nas discussões sobre educação corporativa moderna e andragogia (a ciência da educação de adultos). Foi uma das primeiras obras a enfatizar, de forma clara e prática, a importância de tornar o treinamento mais dinâmico, participativo e centrado no aprendiz.

Para quem é indicado:

  • Educadores corporativos

  • Facilitadores de treinamentos

  • RHs e gestores de pessoas

  • Qualquer pessoa interessada em melhorar a eficácia da aprendizagem em ambientes profissionais

Capa: Sem rabiscos ou manchas.
Páginas: Sem rabiscos ou manchas. Há uma dedicatória na página 15.
Condição: Usado