As crianças aprendem o que vivenciam - Dorothy Law Nolte e Rachel Harris

Entregas para o CEP:
Meios de envio

O livro "As Crianças Aprendem o que Vivenciam" (título original: Children Learn What They Live), escrito por Dorothy Law Nolte e Rachel Harris, é uma obra bastante influente na área de educação, desenvolvimento infantil e relações familiares. A base do livro é o poema homônimo de Dorothy Law Nolte, escrito originalmente em 1954, que ganhou fama por sua simplicidade e profundidade ao descrever como o ambiente emocional e comportamental molda a criança.

Mensagem central:

O livro parte do princípio de que as atitudes e comportamentos dos adultos têm influência direta na formação da personalidade e no comportamento das crianças. Em outras palavras, as crianças internalizam aquilo que vivem em casa ou em ambientes frequentes.

Estrutura do livro:

Cada capítulo do livro expande uma linha do poema original e aprofunda como esse ensinamento se aplica na prática da educação e criação dos filhos. Por exemplo:

  • "Se uma criança vive com críticas, ela aprende a condenar."

  • "Se uma criança vive com encorajamento, ela aprende a confiar."

  • "Se uma criança vive com aceitação, ela aprende a amar."

Cada um desses versos serve como ponto de partida para uma reflexão prática e emocional sobre como cultivar um ambiente saudável para o crescimento da criança.

Autoras:

  • Dorothy Law Nolte foi educadora, conselheira familiar e palestrante, com foco em desenvolvimento infantil e parentalidade.

  • Rachel Harris, coautora, é psicóloga com experiência clínica e contribuiu para ampliar os conceitos com base em sua prática terapêutica.

Por que o livro é importante:

  • Incentiva pais e educadores a refletirem sobre seus próprios comportamentos.

  • Defende a educação baseada no exemplo, na compreensão e na empatia.

  • É útil tanto para pais quanto para professores, psicólogos e cuidadores em geral.

Estilo:

 

A linguagem é acessível, acolhedora e cheia de exemplos do cotidiano. Apesar de ser fundamentado em psicologia, o texto é leve e voltado para o leitor comum, sem jargões técnicos.

Capa: Sem rabiscos ou manchas.
Páginas: Com grifos de lápis e caneta em algumas páginas. (Fotos 3 e 4). Sem manchas.
Condição: Usado